Brasil - Ministério da Fazenda Acesse o Portal do Governo Brasileiro

Programa TOP Derivativos

O que é

O Programa TOP Avançado em Derivativos é uma nova iniciativa do Comitê Consultivo de Educação da CVM, realizado pela Comissão de Valores Mobiliários e pela BM&FBOVESPA, cuja proposta é oferecer atualização do conhecimento de docentes atuantes em instituições de educação de nível superior, sobretudo daqueles que ministram disciplinas sobre o mercado de derivativos

Por meio de aulas conceituais e expositivas, o Programa TOP - Derivativos apresentará os principais conceitos e características desse mercado e a atuação da BM&FBOVESPA e dos órgãos reguladores. Além disso, será possível avaliar, com exemplos práticos, as operações realizadas pelos profissionais do mercado financeiro.

Objetivos do Programa

O Programa TOP - Derivativos tem os seguintes objetivos específicos:

  • Apresentar os principais conceitos e características dos derivativos, discutir a atuação da BM&FBOVESPA e da CVM; e
  • Avaliar as operações realizadas pelos profissionais do mercado financeiro e os benefícios, custos e riscos do uso desses instrumentos.
Inscrições

As inscrições são realizadas no site do programa, sendo exigida a comprovação de vínculo com Instituição de Ensino Superior, a qual poderá ser realizada mediante a indicação do link, no próprio formulário de inscrição, para o currículo do professor na Plataforma Lattes do CNPq. É preciso que as informações estejam atualizadas e que conste o seu vínculo com a instituição de ensino. Além disso, é necessário também a indicação dos dados de contato do responsável na instituição (nome e telefone), para o caso de confirmação da informação.

Se o professor não possuir currículo na plataforma Lattes, o vínculo poderá ser comprovado por meio do envio de uma declaração da instituição de ensino, de acordo com instruções inseridas no regulamento do programa.

As inscrições para o TOP Mercados Derivativos ocorrerão até 17 de outubro de 2016.

Inscrições Encerradas

Certificação

Será concedido um certificado de participação aos que obtiverem 100% de presença.


ATENÇÃO: a participação no Programa TOP-Derivativos não certifica o professor a exercer qualquer atividade sujeita à regulação pública, nem o capacita, isoladamente, para a docência de matérias relativas ao seu objeto. Nesse sentido, o certificado distribuído destina-se, unicamente, à comprovação de presença integral no evento.

Calendário

Inscrições:até 17 de Outubro de 2016

Apresentação da carta ou declaração emitida pela instituição de ensino (somente para os professores que não enviarem o link para o currículo Lattes): após a inscrição via site, até a  data limite de 21 de outubro de 2016, para:


Comissão de Valores Mobiliários
Coordenação de Educação Financeira
Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores

A/C – COE / Programa TOP
Rua 7 de Setembro, 111 – 5º andar
Rio de Janeiro – RJ
20.050-901

Confirmação da matrícula até 31 de outubro de 2016 (via e-mail da CVM).

Realização do curso: 7 a 11 de novembro de 2016

Local: Instituto Educacional BM&FBOVESPA
Rua Líbero Badaró, 471 – 6º andar – Centro - SP

Contato

Informações adicionais poderão ser obtidas junto às entidades integrantes do Comitê Consultivo de Educação:

BM&FBOVESPA - (11) 2565-6244
CVM -(21)3554-8662

Downloads

Imagem Ilustrativa
CVM Abrasca Anbima Ancord Apimec
Bovespa Cetip IBGC IBRIABVCAP